top of page

OPEN A NEW MIND. RESET YOUR IDEAS.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

LAU NEVES | MAKE UP ARTIST

Recentemente, tivemos o prazer de conversar com o maquiador Lau Neves, expert em maquiagem e Diretor Criativo da marca de beleza Mayana Beauty. Fizemos algumas perguntas e ele compartilhou seu conhecimento e paixão do setor conosco.

Conte-nos um pouco sobre como você começou na maquiagem e sobre sua jornada até onde você está hoje:


Comecei a maquiar há 20 anos, quando me mudei pra São Paulo, fui convidado a trabalhar na extinta agência de maquiadores “MOLINOS & TREIN” como assistente. Trabalhei com grandes nomes da maquiagem na época, Duda Molinos, Robert Estevão, Daniel Hernandes. Depois de um ano e meio comecei a assinar meus trabalhos sozinho, tive a chance de fazer colaborações com grandes revistas nacionais e internacionais, assinar a beleza de desfiles na SPFW. Uma trajetória de muito trabalho, muitas realizações, e mais importante que tudo, muito aprendizado.


Onde você encontra suas inspirações?


Sempre digo que inspiração é um elemento muito importante pra quem trabalha com criação, e acredito que ela pode estar, vir de vários lugares: de um livro, do cinema, de pessoas inspiradoras pela maneira que se expressam pro mundo... Às vezes, vem de lugares e momentos cotidianos. A natureza muitas vezes me serve de inspiração. Acredito que quando exercitamos o olhar, apuramos os nossos sentidos, o mundo em volta se mostra de maneira inspiradora.


Quais artistas famosos influenciaram você e como?


Lá no passado, desde muito jovem, admirava as publicações de revistas de moda, editorias lindos e criativos, e sempre tive a curiosidade de saber quem fazia. Com o passar do tempo descobri quem eram as pessoas por trás. Um dos primeiros artistas que me impressionou pela técnica, pela perfeição dos traços, foi um maquiador que já não está nesse mundo, Kevyn Aucoin. Admiro muito a Pat Macgrath, Isamaya Ffrench, Val Garland, Terry Barberon, dentre outros.


Quais são os três produtos do seu kit de maquiagem que você nunca pode ficar sem?


Hidratante, corretivo e batom. Com esses três elementos você pode construir uma bela maquiagem!


Conte-nos um pouco sobre o processo de criação da Mayana Beauty.


Tem sido um grande desafio, um trabalho que fazemos a quatro mãos, eu e Mayana Moura, minha parceira nessa jornada. Unimos nossos desejos e experiências, sintetizando tudo que aprendemos nos últimos 20 anos. Tudo nasce de uma forma espontânea, eu e Mayana temos muita sintonia, nossas ideias convergem de forma muito natural. Poder desenvolver produtos, ter acesso às novas tecnologias para poder entregar ao consumidor um produto inovador, não só nas fórmulas, mas também nas texturas e cartela de cores, é muito especial, muito divertido. Ainda vem muito mais em 2022.


Como você descreveria seu visual exclusivo e o que há no seu estilo que o diferencia de outros maquiadores?


Muito difícil se auto analisar e buscar características sobre o próprio trabalho. Acho natural que, com muitos anos de carreira, uma assinatura, uma linguagem se desenvolva nesse caminho. A maneira que eu trabalho as cores talvez seja uma das minhas assinaturas. Sempre busco me reinventar e acompanhar o momento que estou vivendo. Acho que isso pode ser uma das características pessoais do meu trabalho.


Qual tem sido sua tendência de maquiagem favorita desde que se tornou maquiador?


Adoro a pele leve e com textura de pele de verdade, brilhante, sem parecer super maquiada. Acredito que essa seja uma das minhas tendências preferidas.


Perfis de beleza no Instagram se tornaram uma grande influência para a indústria da moda. Você tem algum favorito que segue ou gostaria de recomendar aos nossos leitores?


Adoro um perfil que faz uma curadoria de maquiagens artísticas super inspiradoras: 311 makeup. Vale muito a pena perder horas analisando o trabalho dos artistas por lá!


Por fim, qual é o conselho de beleza mais importante que você pode dar a todes?


Meu conselho de beleza é tentar viver bem com a sua própria beleza, todos somos diferentes e singulares, temos que potencializar isso. A força da beleza está dentro e quando a gente entende isso, conseguimos expressá-la, conseguimos enxergá-la. A beleza é algo muito relativo, o que é belo para um, pode não ser para o outro. Acredito que a liberdade de ser e fazer o que se gosta, não tem preço.


Fotos para marca Mayana Beauty: MAZZA CANTERAS


bottom of page