Confira os destaques da 49ª Mostra Internacional de Cinema
- Rafael Ferreira
- 18 de out.
- 3 min de leitura
Evento vai exibir 374 filmes de 80 países em diversos locais de São Paulo

São Paulo se torna mais uma vez a capital mundial do cinema ao realizar o principal evento sul-americano de produção audiovisual. A 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema acontece de 16 a 30 de outubro e vai exibir 374 títulos de 80 países em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs espalhados pela cidade.
A abertura, fechada para convidados, aconteceu na última quarta-feira (15) na Sala São Paulo com o filme Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes. Estiveram presentes as atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam na produção. Também foi exibido o curta-metragem Como Fotografar um Fantasma, do diretor e roteirista Charlie Kaufman, conhecido por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, e que também esteve presente.
O evento também também premiou a cineasta martinicana Euzhan Palcy, responsável por abrir caminhos para mulheres negras em espaços antes inacessíveis, com o Prêmio Humanidade. Seu longa Rua Cases Nègres recebeu o Leão de Prata em Veneza em 1983, sendo a primeira vez que o prêmio foi concedido a uma mulher negra na direção.
O ator Mauro Sousa recebeu o Prêmio Leon Cakoff em nome do quadrinista Mauricio de Sousa, que não pôde comparecer no evento. Ele interpreta o pai no filme que tem previsão de lançamento no dia 23 de outubro.
O cineasta iraniano Jafar Panahi vem a São Paulo para apresentar o seu filme mais recente, Foi Apenas um Acidente, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Ele também receberá o Prêmio Humanidade e fará um bate-papo com o público presente.
Jay Kelly, do norte-americano Noah Baumbach, será o filme de encerramento e será exibido após a cerimônia de premiação no dia 30 de outubro.
Outros destaques são Pai Mãe Irmã Irmão, de Jim Jarmusch, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, além do mais novo lançamento de Guillermo Del Toro, Frankenstein. O primeiro longa do cineasta, Cronos, de 1992, também será exibido.
Outros filmes importantes que vão estar no festival estão O Som da Queda, de Mascha Schilinski; A Irmã Mais Nova, de Hafsia Herzi; Vida de Fantasia, de Matthew Shear; No Other Choice, de Park Chan-wook; Era uma Vez em Gaza, de Arab Nasser e Tarzan Nasser; A Sombra do Meu Pai, de Akinola Davies Jr.; Resurrection, de Bi Gan; The President's Cake, de Hasan Hadi; Blue Moon e Nouvelle Vague, de Richard Linklater; Bugonia, de Yorgos Lanthimos, entre outros.
O cartaz da 49ª edição da Mostra é assinado pelo escritor português Valter Hugo Mãe, que estará representado no festival no documentário De Lugar Nenhum, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, e no filme O Filho de Mil Homens, dirigido por Daniel Rezende, e baseado no principal best-seller do escritor. Ele vai participar de um bate-papo com o público.









Comentários