top of page

OPEN A NEW MIND. RESET YOUR IDEAS.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça Filho, terá sua premiére brasileira em Gramado

Em sua primeira exibição no Brasil, novo projeto do diretor será o filme de abertura do 51º Festival de Gramado.

Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia no Brasil na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. Após apresentar seus últimos filmes, Crítico, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, em Gramado, Kleber retorna com seu segundo documentário, fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem.


Retratos Fantasmas é uma viagem multidimensional pelo tempo, pelo som, pela arquitetura e pelo próprio cinema. O filme tem o centro da cidade do Recife como personagem importante, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas de rua que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.


Para o curador Marcos Santuario, a presença do longa na abertura do evento reforça o peso do gênero documentário no Brasil, além das multifacetas de Mendonça Filho.


“O Kleber é um parceiro de Gramado. Tivemos a oportunidade de exibir alguns de seus mais fabulosos projetos e, agora, Retratos Fantasmas, que foi exibido em Cannes, marca seu retorno em mais uma premiére brasileira proporcionada por Gramado. Abrirmos nosso festival com um documentário de Kleber demonstra a potencialidade desse gênero, no ano em que a Mostra de Longas-Metragens Documentais passa a ser exibida também presencialmente no Palácio dos Festivais”, afirma.



“Eu conheci Gramado como crítico e jornalista em 1998. Anos depois, convidado por José Carlos Avellar, voltei com Crítico(2008), documentário exatamente sobre a profissão que me levou a Gramado em primeiro lugar. Com O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, creio que já ficou evidente o meu respeito por esse festival, que faz parte - e ajuda a construir - a história do Cinema Brasileiro já há 51 anos”, diz Kleber Mendonça Filho.


O longa-metragem terá única exibição na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, 12 de agosto, fora de competição.


O 51º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto.


Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.



Pauta por: Luis Henrique Cunha | PAUTA ASSESSORIA

Fotos que ilustram a matéria por: Wilson Carneiro da Cunha | João Carlos Lacerda

Comments


bottom of page