top of page

OPEN A NEW MIND. RESET YOUR IDEAS.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

“Amor e outras Revoluções” estreia temporada no Teatro Municipal Ruth de Souza

Com texto inspirado em obra da escritora bell hooks, Tati Villela e Mariana Nunes levam aos palcos história de amor entre duas mulheres.


O espetáculo “Amor e outras Revoluções” estreia temporada no Teatro Municipal Ruth de Souza, Santa Teresa (RJ). A peça com dramaturgia de Tati Villela fica em cartaz de 4 a 19 de novembro com sessões aos sábados e domingos às 19h.

A partir de uma livre inspiração nos textos ‘’Vivendo de amor’’, de bell hooks, o espetáculo aborda as vivências de um casal de mulheres negras, que estão de casamento marcado. A autora da peça entra em cena dando vida a Aynah, parceira de Luzia, que é interpretada por Mariana Nunes.


“Amor e outras Revoluções” tem o objetivo de levar ao público a importância do amor na sociedade, a importância de sonhar, de abrir o coração para quem se ama. Entender que o amor é ação como diz bell, é desconstrução, é trabalho – diz Mariana.

Sinopse: Aynah e Luzia estão de casamento marcado e ainda possuem dúvida se casam ou não. Uma viagem em suas próprias histórias ocupa o centro da cena e as fazem iniciar suas verdadeiras revoluções a respeito do amor e da falta dele.


Aynah é uma jovem adulta moradora da periferia do Rio, que, após ser promovida a um cargo de chefia em seu trabalho, está refletindo cada vez mais sobre a sua vida. Ela é apaixonada por sua companheira, Luzia, recém-doutora em Ciências Sociais e Políticas Públicas, com passagem por grandes universidades, como Harvard, mas desempregada atualmente. Juntas, as duas vivem um momento de reflexões e descobertas sobre a presença e a ausência do amor em suas vidas, e entram em dúvida sobre irem adiante com o matrimônio.

A oportunidade de pôr o romance entre duas pessoas negras do sexo feminino como tema central de um trabalho, tendo em vista a falta de amor experienciada por esse recorte, é a grande motivação da autora do espetáculo.



Precisamos falar de amor entre pessoas negras, sobretudo na sociedade brasileira, onde a todo momento presenciamos as consequências do racismo estrutural vigente no nosso sistema. Nós, negros, estamos aperfeiçoando a capacidade de nos amar, de amar o nosso espelho, o nosso reflexo - afirma a autora, que considera a produção de novos imaginários uma ferramenta importante para o avanço das pautas raciais e LGBTQI+ no Brasil.

O espetáculo traz o subúrbio carioca como um dos principais ambiente de suas cenas, com o objetivo de mostrar que amor também faz parte das vivências periféricas. A obra teatral pensa de que forma o sentimento é apresentado nesses locais e pergunta “como histórias que falam sobre amor podem empoderar e enriquecer esses territórios?”

Estamos muito felizes em apresentar “Amor e outras Revoluções” em mais uma temporada no Rio de Janeiro. Esperamos que essa história chegue as mais diferentes pessoas e esse contato com essa diversidade faz a peça crescer e ficar cada vez mais gostosa de fazer e de se assistir – complementam.


“Amor e outras Revoluções”

Temporada Teatro Municipal Ruth de Souza

Parque Gloria Maria - Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro

Temporada: 04 a 19 de novembro

Dias: sábados e domingos

Horário: 19h

Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Ficha técnica

Texto e Dramaturgia: Tati Villela

Elenco: Tati Villela e Mariana Nunes

Direção Musical e Trilha sonora: Ana Magalhães

Mapping: Andressa Nubia

Iluminação: Tainã Miranda

Cenário: Raphael Elias

Figurino: Raphael Elias e Gabriel Alves

Assistente de Cenário e Figurino: Raquel Martins

Supervisão de movimento: Guilherme Gomes

Preparação de voz: Claudia Elizeu

Vídeos:

Direção: Juh Almeida

Direção de fotografia: Silvano

Direção de arte: Raquel Martins

Operação de luz: Sandro Demarco

VJ e Operação de Projeção: Wellington Abreu

Coordenação de Produção: Rafael Fernandes

Produção Executiva: Ana Beatriz Silva

Assistente de Produção: Paulla Mello

Assessoria de Imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho)

Realização: Quafá Produções

Parceria: Timoneira Produções

Ficha Técnica 1ª temporada

Direção: Wallace Lino

Assistente de direção: Desirée Santos

Direção de movimento: Camila Rocha


Fotos por CHARLES PEREIRA

Siga o nosso portal no GOOGLE NOTÍCIAS

Comments


bottom of page